Dentre os diversos aspectos que aproximam a obra de Clarice Lispector e Hilda Hilst numa afinidade evidenciada pela experimentação formal, a presente leitura dedica uma abordagem sobre o Desamparo que estas autoras revelam nutrir em relação a Deus. A partir de princípios Teopoéticos, ramo de estudos teóricos que aproxima a Literatura e a Teologia de maneira sistemática, são exploradas as interseções entre duas obras de reconhecida maturidade na trajetória das escritoras: “A Paixão Segundo G. H.” (1964) e “A Obscena Senhora D” (1982). Para esta aproximação, utiliza-se como estrutura central a categoria teológica do ‘Mysterium Tremendum’, definida por Rudolf Otto no início do séc. XX. O exercício comparativo também inclui uma aproximação ao imaginário bíblico, ao que evoca da poesia hebraica localizada nos Salmos. Diante da interpretação feita por G. H. da crucificação cristã, assim como da repetição surgida na Senhora D das últimas palavras de Cristo (Eli, Eli, Lama Sabactani – Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?), analisamos a perspectiva profética destas literaturas, que respondem ao clamor primeiramente registrado pelo Rei Davi, no Salmo 22. Diante de todas estas relações, eis uma reflexão sobre o divino atualizada dentro de uma concepção moderna que alarga a falta sofrida pelo Desamparo, sentida em diversos âmbitos de expressão humana.
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