A presente obra buscou examinar, por meio da gênese, função e funcionamento, a disciplina escolar Economia Doméstica no ensino secundário ginasial do Colégio Atheneu Sergipense (1944 a 1954). Disciplina ausente dos currículos escolares hodiernos, Economia Doméstica foi inserida na educação brasileira a partir do Decreto-Lei nº 4.244 de 9 de abril de 1942 e cujo público alvo era apenas meninas as quais deveriam aprender a administrar uma casa e cuidar da família. Utilizo para esta análise os conceitos de currículo (GOODSON, 1997; 2001) e disciplina escolar (CHERVEL, 1990). Por se tratar de uma disciplina escolar feminina, a abordagem também pautou-se no campo teórico da História das Mulheres, tal como define Priore (2012). De cunho documental e historiográfico, as fontes que fundamentam este escrito correspondem a: leis, jornais, cadernetas de aulas, correspondências, livro de registro e provas catalogadas no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS) e no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). Após o levantamento e interpretação das fontes juntamente a leituras sobre o assunto, percebeu-se que além de propiciar conhecimentos voltados para a formação de boas mães, esposas e donas de casa, o ensino de Economia Doméstica viabilizou noções científicas e higiênicas que alicerçaram o desenvolvimento de outros ofícios femininos além da docência, como a prática da enfermagem e assistência social.
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