Carrinho 0

Livro didático-gramática, leitura e ensino da língua portuguesa: contribuições para a prática docente ,

Autoria: Raquel Meister Ko. Freitag, Taysa Mércia dos Santos Souza Damasceno
Ano: 2015
Número de Páginas: 125
ISBN: 978-85- 7822-492-9

Grátis!

Debates e premissas sobre a formação docente e a apresentação de objetos teóricos para o ensino da Língua Portuguesa sempre foram uma constante no âmbito acadêmico. O cenário construído nos últimos vinte anos de contribuições dos estudos da linguagem para o ensino de língua materna trouxe caminhos e discussões para o que se propõe na Educação Básica e, por conseguinte, para a formação inicial e continuada dos professores. Apresentamos uma prática reflexiva sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. A obra é composta por 12 capítulos que tratam do ensino produtivo de gramática a partir do livro didático e da leitura e as habilidades metacognitivas para a compreensão de textos. Ao final de cada capítulo, são propostas atividades epilinguísticas e metalinguísticas que consideram os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos, ampliando, assim, a competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos, alinhados a uma prática reflexiva sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento.

Seja o primeiro a avaliar “Livro didático-gramática, leitura e ensino da língua portuguesa: contribuições para a prática docente”